MINISTRAÇÃO DA PALAVRA

MINISTRAÇÃO DA PALAVRA
"O tesouro da amizade"

 A palavra do senhor disposta no livro de 1 ª Samuel 18 assim dispõe:

 1 Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo.

Temos aqui, uma amizade pura e sincera  ,emergindo em meio a desavenças, amargor de almas, dissabores diversos, desprezo e diferenças. contudo, Davi e Jônatas não deixa a oportunidade passar sem que eles possam perceber o momento tão oportuno do nascimento de uma grande e lindíssima amizade, a qual, subsistirá por séculos e séculos, sem que seja comentada e tão citada nos dias atuais, os quais até parece soar  estranho ao se pronunciar a frase: gostaria tanto de ter um amigo (a) sincero (a); pois é, nos dias atuais, os quais o povo a cada dia mais se afasta da fé genuína e se aproxima de apostasias, as quais, não preenchem nossas almas, muito menos satisfazem-na, isso, leva as vezes até mesmo a um vazio tão grande, no qual, muitas pessoas ao se afastarem da verdadeira doutrina de Jesus Cristo, mergulham sem volta , mesmo porque, as vezes a volta depende de termos um amigo (a) que estenda as mãos nesta hora tão difícil, e muitos sem encontrarem o caminho não mais retornam, outros, até conseguem enxergarem o caminho, porém não encontram forças em si mesmos, e nesta hora faz toda a diferença quem tem um amigo (a) sincero(a) que estenda a mão e ajude a sair do fundo do poço; Na maioria das vezes, são estranhos que aparecem, ou até mesmo, por uma  piadinha da vida, aquele o qual, você jamais pensou que te estenderia a mão no dia da angústia. Por isso, nunca despreze um verdadeiro amigo que te diz a verdade, ainda que essa verdade, machuque, pois é fácil termos bajuladores os quais enxergam apenas as nossas qualidades, mas é difícil encontrarmos alguém que nos diz a verdade, ainda que essa doa por dias, ou até mesmo, meses em nossos corações.
Davi e Jônatas foram amigos até o fim, mesmo Jônatas sabendo das desavenças entre seu pai o Rei Saul e Davi seu amigo.
no versículo 4 vemos ainda: Jônatas despojando-se do seu manto, sua túnica, sua espada, seu arco e ainda o seu cinturão.

4 Jônatas tirou o manto que estava vestindo e deu-o a Davi, junto com sua túnica, e até sua espada, seu arco e seu cinturão.
Davi e Jônatas fizeram uma aliança, interessante ressaltar que a Aliança do “Berit” dava também um caráter jurídico à relação. A Benção que um concedia ao outro fazia com que eles se acolhessem numa relação nova, numa espécie de consanguinidade.
Será que nos dias atuais poderíamos dizer que podemos encontrar amizades como a de Davi e Jônatas?
Bom, é acreditar que sim, e ainda afirmar que isto só depende de nós mesmos, tendo em vista é claro, que não podemos generalizar o fato de que todo mundo que se aproxima da gente só estaria interessado em algo que você possa lhe oferecer.

Devemos acreditar ainda, que existem pessoas de bom caráter e que nem sempre se aproxima da gente por interesses próprios. Logo, devemos buscar essa verdadeira amizade naqueles que nos rodeiam, indiferente da personalidade destas pessoas, tendo em vista que não conseguimos enxergar o coração e que somente Deus tem esse poder para conhecer o que as pessoas têm em seu coração; Não nos esquecendo de que o senhor diz que se os teus olhos forem bom, todo o teu corpo será bom, então, fazer a nossa parte cabe a nós, julgar cabe a Deus única e exclusivamente a ele, portanto, nossa parte é exalar o amor as pessoas e desta forma se portas para esta amizade se abrirão de uma maneira gloriosa, e deixar que Deus, faça a sua parte se estivermos errados quanto ao caráter das pessoas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário